Perspectivas 2022 para o mercado da construção

Você certamente passou em frente a alguma obra de infraestrutura em 2021. Seja de pequeno, médio ou grande porte, os investimentos públicos e privados no mercado da construção estão em alta, e 2022 promete ser um ano com perspectivas positivas em diferentes setores econômicos em todo o mundo. Estudos indicam que teremos avanços especialmente em setores que enfrentaram dificuldades durante a pandemia, como as obras de construção, infraestrutura, abastecimento, etc. Ou seja, o mercado que já vinha sendo aquecido em 2021 deve aumentar ainda mais a temperatura neste novo ano.

Entre os indicadores que apontam para o aquecimento do termômetro em todo o setor de infraestrutura estão os altos índices na fabricação e vendas das denominadas máquinas amarelas (movimentação de terra, como carregadeiras, retroescavadeiras, etc.) e guindastes terrestres.

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) apontou que o crescimento já iniciou em 2020 (mais de 20% em relação a 2019), seguindo em 2021 (com mais de 30% de aumento) e deve se manter ainda maior no próximo ano.

Obras represadas em um Brasil continental

O Governo Federal anunciou a retomada de mais de 14 mil obras em todo o território nacional – que começaram já em 2021, e devem ser ampliadas em 2022. São obras que estavam paralisadas por diferentes motivos, incluindo a própria pandemia. Todas acabam atrasando o desenvolvimento do país, que precisa retomar o desenvolvimento para crescer economicamente. Sendo assim, a infraestrutura de ordens federais, estaduais e municipais também será uma das oportunidades de melhoria no mercado de infraestrutura, emprego e renda.

Como o Brasil é um país de tamanho continental, o volume de obras represadas, que estão sendo, pouco a pouco, retomadas, deve movimentar mais de R$80 bilhões em investimentos.

Além disso, as intervenções atingirão municípios de Norte a Sul. Portanto, a expectativa é de que sejam abertas vagas de emprego em diferentes localidades, proporcionando que mais pessoas ingressem no mercado da construção e em outros envolvidos no processo.

Siga-me no Instagram para mais dicas diárias

Máquinas precisam de seres humanos

Os bons números na comercialização das máquinas amarelas nos últimos anos (desde 2020 e com boas perspectivas para este novo ano) sugerem o crescimento de obras do setor de infraestrutura também em 2022.  Mas todas as máquinas e obras de infraestrutura, para acontecerem, precisam de pessoas. Ou seja, o setor em aquecimento deve ter como consequência imediata mais empregos disponíveis.

No entanto, as vagas abertas não poderão ser preenchidas por qualquer pessoa.

 

E olha que até aqui só estão sendo citadas nas pesquisas as expectativas para as empresas onshore. O mercado offshore também promete boas oportunidades para este 2022.

Como a qualificação de profissionais pode prevenir acidentes com içamento

Mercado offshore abrirá oportunidades de contrato

Além da retomada pelas iniciativas pública e privada das obras de infraestrutura, que estavam paradas há algum tempo, também está sendo prevista a retomada das explorações no mercado offshore.

A Subsea 7, por exemplo, anunciou uma grande concessão para serviço de instalação offshore a longo prazo, com valores estimados em U$ 500 milhões de dólares. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirma também esse crescimento de mercado e aposta em mais campos de exploração.

A empresa norueguesa Rystad Energy também prevê, para 2022, novos pedidos de contratos FPSO (Unidade Flutuante de armazenamento e transferência) no Brasil, aumentando o Pipeline das empresas e melhorando a capacidade de armazenamento e transferência da indústria petrolífera.

Mercado de construção em alta = busca por de profissionais capacitados

Seja no onshore, seja no offshore, a ampliação do mercado fomentará a abertura de vagas para profissionais capacitados para operar máquinas de grande porte e equipamentos específicos. Ou seja, mais vagas que precisarão ser preenchidas por pessoas que investiram em capacitação profissional.

De modo geral, a farta disponibilidade não implicará em contratações de profissionais inexperientes ou sem domínio das tecnologias empregadas, isso porque, as empresas não terão tempo disponível para capacitar novos profissionais.

Conquistará a vaga, portanto, quem estiver apto ao trabalho de maneira imediata. Neste momento, é fundamental investir em cursos e capacitações para essas novas estruturas e máquinas que estarão em funcionamento neste ano de 2022.

Quem acelerar nesses primeiros meses do ano e se preparar a partir de já, colherá frutos e bons resultados no ano, afinal, temos muitas cargas para içar em 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *